Saltar para os conteúdos

Notícias

PROCOOP - Despacho n.º 5920-A/2018, de 15 de junho

Na sequência da publicação do Despacho n.º 5920-A/2018, de 15 de junho, relativo ao segundo aviso de abertura de candidaturas ao PROCOOP, são já conhecidas as respostas sociais elegíveis para candidatura a novos ou revisão de antigos acordos de cooperação.   Assim, até ao próximo dia 10 de julho, as instituições podem apresentar candidatura para as seguintes respostas sociais típicas: Creche, sem capacidade máxima definida, elegível até ao limite de 80% dos utentes, face à capacidade instalada; Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), capacidade máxima de 120 lugares e elegível até ao limite de 80% dos utentes, face à capacidade instalada; Centro de Dia, sem capacidade máxima definida, elegível até ao limite de 80% dos utentes, face à capacidade instalada; Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), capacidade máxima de 30 lugares e elegível até ao limite de 95% dos utentes, face à capacidade instalada; Lar Residencial, capacidade máxima de 30 lugares e elegível até ao limite de 95% dos utentes, face à capacidade instalada.   As candidaturas devem ser feitas através do sítio da internet da Segurança Social, com as credenciais de acesso que cada entidade concorrente já possui.   Por outro lado, cabe ao Instituto da Segurança Social (ISS) divulgar no seu sítio da internet os termos da formalização dos pedidos para a celebração de novos e revisão de acordos de cooperação em vigor em dois momentos: - Até 29 de junho de 2018 relativo às respostas sociais cuja identificação da necessidade seja predominantemente efetuada pelo Estado face às especificidades da resposta ou sinalização dos utentes; Respostas sociais sem capacidade instalada definida; e Acordos atípicos para respostas sociais consideradas inovadoras.   - Até 2 de julho de 2018 para as respostas sociais elegíveis no 2º aviso de abertura de candidaturas, mas financiadas pelo PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.   Segundo dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no primeiro ano de funcionamento do PROCOOP foram gastos 21,7 milhões de euros através de novos acordos de cooperação ou do alargamento dos acordos já existentes para 496 respostas sociais, abrangendo 6.274 lugares.   Dentro dos quase 500 novos acordos de cooperação que o Governo espera celebrar agora, 104 dizem respeito a novos acordos que abrangem 3.049 utentes, enquanto os restantes 392 são relativos ao alargamento de acordos já existentes e que irão beneficiar 3.225 pessoas. Segundo revelou a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no Encontro Nacional de IPSS, promovido pela CNIS, em Setúbal, em julho será divulgado novo aviso para as restantes respostas sociais.   No entanto, pela voz do ministro Vieira da Silva também já se sabe que a resposta social Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) não será abrangida.

29-06-2018

Ler mais

Já são conhecidas as propostas finalistas do Orçamento Participativo da Lousã

Já são conhecidas as 11 propostas finalistas da edição de 2018 do Orçamento Participativo da Lousã, cujo período de votação se inicia a 22 de junho e termina a 28 de junho.    Após 6 sessões de participação realizadas em Vilarinho, Casal de Ermio, Foz de Arouce, Serpins, Lousã e Gândaras, após a validação técnica e discussão pública, foram apuradas as seguintes propostas:    Proposta 1 – Máquina de Rastos – Aquisição de uma Máquina de Rastos para limpeza de terrenos florestais – Proponente: Filipe Amado   Proposta 2 – Percurso Pedonal e Ciclável entre Foz de Arouce – Parque de Merendas e Casal de Ermio – Praia da Bogueira – Proponentes: Henrique Lourenço, Ricardo Ferreira, Rodolfo Correia e Afonso Carvalho   Proposta 3 – Parque da Sra. da Pegada – Proponente: José Padrão   Proposta 4 – Remodelação da Praia da Sra. da Graça – Proponente: João Pereira   Proposta 5 – Lousã Digital – Proponente: Carlos Alves   Proposta 6 – Pump Tracks – Proponentes: Marco Sequeira/Ana Margarida Santos/Pedro Filipe/ Fábio Marques/Joana Barata/Cátia Henriques    Proposta 7 – Campo de Desportos de Praia na Bogueira – Proponente: Fernando Rodrigues    Proposta 8 – Crianças Felizes Aprendem Melhor – Proponente: Maria Salomé Correia    Proposta 9 – Centro Cultural Polivalente – Lara Moio e Amândio Julião   Proposta 10 – Trilhos e rotas naturais do Rio Arouce – Carla Salomé e Sandra Fernandes   Proposta 11 – Floresta Verde Floresta Viva – Videovigilância na Serra da Lousã – Proponentes: José Catarino e António Lima.    As votações terão lugar em diferentes pontos móveis por todo o Concelho – destacando-se no próximo fim de semana no Parque Municipal de Exposições durante a Feira Anual de São João – e também na Biblioteca e Piscina Municipal.    O Orçamento Participativo da Lousã visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos naturais, residentes e trabalhadores no concelho da Lousã, nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais, tendo sido disponibilizados 70 000€ para a execução do projeto vencedor.

22-06-2018

Ler mais

Importância Económica e Social das IPSS em Portugal

“As instituições estão a fazer milagres”   “As instituições estão a fazer milagres”, afirmou o presidente da CNIS, comentando o estudo «Importância Económica e Social das IPSS em Portugal», que em breve será apresentado. O documento revela que 17,25% das IPSS e equiparadas “desceram a linha vermelha, e isto não é circunstancial!”, alertou o padre Lino Maia, no Conselho Geral da CNIS.

22-06-2018

Ler mais

Martelário - O Martelo Solidário

Reconhecendo a relevância da atividade que a ADIC - Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã tem vindo a desenvolver junto dos seus clientes, utentes e sociedade em geral, a Instituição é uma das seis potenciais instituições beneficiárias desta campanha no seu ano de lançamento.   A Escola Profissional da Lousã apresenta este ano uma aplicação para plataformas móveis de cariz solidário - Martelário, pensada e criada para mobilizar a comunidade a participar ativamente na angariação de pontos a favor de uma instituição pública ou privada de solidariedade social.   Com inspiração na iconografia da época, a aplicação para Smartphones desenvolvida em parceria com o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE-Douro) consiste na simulação virtual das tradicionais “marteladas sanjoaninas” e dá ao utilizador a oportunidade de acumular pontos e ajudar uma entidade.   Na prática, é dada possibilidade ao utilizador de interagir “fisicamente” com a aplicação que, com recurso a sensores de movimento do equipamento (giroscópio e acelerómetro), simula o movimento de um martelo.    A acumulação de pontos é proporcional ao número de marteladas de cada participante que, aquando do registo, escolhe a instituição em prol da qual irá participar.    No final, as três instituições com pontuações mais elevadas receberão prémios, em material técnico, no valor de 1.000, 500 e 250 euros, respetivamente.

18-06-2018

Ler mais

Bombeiros da Lousã com nova ambulância de Socorro

A aquisição desta ambulância resulta de diversas ações solidárias promovidas pela Liga dos Amigos dos Bombeiros da Lousã desde agosto de 2013 e do envolvimento da comunidade, tendo a Câmara Municipal complementado o investimento com 12 000€ para concretizar a compra da viatura.   Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal, enalteceu a importância da iniciativa, destacando a forma como a população se tem mobilizado, nomeadamente nas ações promovidas pela Liga dos Amigos dos Bombeiros, para apoiar os Bombeiros.   O Autarca agradeceu ainda “o trabalho realizado pelos Corpos Sociais da Liga e também de todos os que colaboraram para a obtenção deste significativo apoio que irá permitir colocar ao serviço da comunidade uma moderna ambulância que irá reforçar qualitativamente os meios ao dispor do Corpo de Bombeiros”.   A Liga dos Amigos dos Bombeiros da Lousã, que reativou a sua atividade em 2012, tem como objetivos o apoio, dinamização e realização de ações de índole técnica, educacional, cultural e de serviço à comunidade, compatíveis com os objetivos do corpo de bombeiros. São também objetivos a captação e geração de recursos para o seu bom funcionamento, e de apoio ao Corpo de bombeiros e seus Bombeiros e familiares.

18-06-2018

Ler mais

Lousã em destaque no vídeo de apoio à Seleção Nacional de Futebol

A Lousã – mais propriamente as Aldeias do Xisto da Talasnal e do Candal e a Serra da Lousã – está presente no vídeo lançado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no âmbito da participação da Seleção Nacional Sénior de Futebol no Mundial da Rússia.   O vídeo – intitulado “Conquista o Sonho” – começa com imagens da Aldeia do Talasnal, passando depois para a Aldeia do Candal e ainda por uma vista geral da Serra da Lousã, onde se ouvem também alguns provérbios tradicionais portugueses.   De referir que esta iniciativa foi organizada pela FPF e contou com o apoio da Câmara Municipal e, ao final do dia de ontem, contava com mais de 1 milhão de visualizações e mais de 15 mil partilhas   Este é mais um importante momento de promoção do Concelho e insere-se na estratégia de promoção do Concelho, quer na sua vertente patrimonial e gastronómica, quer potenciando os fantásticos recursos naturais da Serra da Lousã para o Turismo Ativo.

18-06-2018

Ler mais

Projeto Eco- escola 2017/18

Foi no Dia de Portugal, que alguns pais se juntaram para enriquecer o exterior do nosso jardim de infância no âmbito do projeto Eco-escolas.   Foi construido um estendal, um tanque e um poço onde vamos passar a fazer o aproveitamento da água da chuva.    Agora é brincar, brincar muito e dar asas à imaginação.   A Direção, a todos agradece

14-06-2018

Ler mais

Dia Mundial da Pastelaria

No âmbito do Dia Mundial da Pastelaria, 17 de maio, a Pastelaria Casa do Pão aceitou o desafio de preparar e confeccionar broas e bolos com os utentes de Centro de Dia da ADIC.   O requinte da conjunção dos sabores, a diversidade na apresentação e a estética cativante são características que distinguem esta Pastelaria e o seu modo de confeção. Este espírito criativo foi incorporado pelos nossos idosos que resolveram então “pôr a mão na massa”.   O objetivo deste dia é celebrar a alegria de cozinhar doces, adoçando o nosso paladar e os daqueles que gostam de nós. O nosso lanche ficou mais saboroso com todos os doces que fizemos e trouxemos connosco. O nosso muito obrigada à Pastelaria Casa do Pão, nomeadamente à proprietária Sofia, que nos proporcionou esta experiência e este agradável palato!

19-05-2018

Ler mais

Governo lança primeiros concursos do Sistema de Mobilidade do Mondego em 2019

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse que os primeiros concursos da obra do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), baseado em autocarros elétricos, deverão ser lançados no princípio do próximo ano.   O serviço unirá os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra.   "Estamos a fazer os projetos tal e qual como dissemos na altura", respondeu o ministro, questionado pela agência Lusa, em Tábua, sobre os desenvolvimentos do processo.   A denominada solução "metrobus" foi apresentada há quase um ano por Pedro Marques, em 02 de junho de 2017, em Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra.   "Estamos a cumprir com aquilo com que nos comprometemos com as populações e com os autarcas", sublinhou.   A execução do projeto de mobilidade do SMM, com que o Governo se comprometeu há um ano -- e que abrange o canal do ramal ferroviário da Lousã e a cidade de Coimbra -- deverá custar 89,3 milhões de euros.   Pedro Marques falava em Tábua, após ter participado na apresentação da solução para o IP3 aos autarcas dos municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.   A sessão foi vedada aos jornalistas, como já antes tinha acontecido em Tondela, numa iniciativa idêntica para os concelhos que integram a comunidade congénere de Viseu, Dão e Lafões.   A conclusão das obras do Itinerário Complementar 6 (IC6) visa servir a população e as empresas de Tábua, Oliveira do Hospital, Seia e outros concelhos vizinhos, nos distritos de Coimbra e Guarda, onde as acessibilidades são apontadas como um dos maiores entraves ao desenvolvimento.

06-05-2018

Ler mais

Comemorações dos 114 anos dos Bombeiros Municipais da Lousã

Numa corporação onde coexistem bombeiros profissionais e voluntários, o aniversário foi comemorado com homenagens aos bombeiros mais abnegados e palavras de esperança no futuro.   A entrega de dois Crachás de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses a dois elementos de referência dos Bombeiros Municipais da Lousã foi o momento mais alto das comemorações do 114º aniversário da corporação.   Os homenageados foram o Comandante João Melo, pela sua abnegação e liderança e o Chefe António Baptista Almeida, pelos seus 35 anos de dedicação e bons serviços   O presidente da Câmara Municipal da Lousã anunciou ainda alguns objectivos a concretizar «nos próximos tempos» e que vão dotar os Bombeiros Municipais da Lousã de melhores condições de operacionalidade.    Ao intervir na sessão solene comemorativa do 114.º aniversário da corporação, Luís Antunes garantiu que a autarquia vai investir cerca de 13 mil euros, a que se junta uma comparticipação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, na substituição «em breve» do veículo tanque urbano danificado nos incêndios de Outubro. Também afirmou que vai continuar a lutar, junto do Ministério da Saúde, pela substituição da ambulância do INEM e, nas secretarias de Estado da Administração Local e da Protecção Civil, «diligenciar para que existam condições para concretizar a carreira de bombeiros».

02-05-2018

Ler mais

Praia da Senhora da Piedade na Lousã ganha Bandeira Azul

As candidaturas efetuadas pela Câmara Municipal, em parceria com as Juntas de Freguesia e concessionários, atingiram o pleno e, na próxima época balnear, as três praias fluviais do concelho – (Casal de Ermio), Senhora da Graça (Serpins) e Senhora da Piedade (Lousã) – terão hasteada a Bandeira Azul, galardão máximo da qualidade ambiental.   De destacar o facto da Piscina Natural da Nossa Senhora da Piedade ter sido, pela primeira vez, premiada com este galardão.   Esta distinção é atribuída – anualmente –  pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em função de um conjunto de critérios de gestão ambiental, qualidade da água, serviços e segurança aos utentes, entre outros.   Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes “Com a obtenção do galardão de todas as praias atingimos mais um importante objetivo a que nos tínhamos proposto. A atribuição destas bandeiras deve constituir um estímulo adicional para o trabalho em curso e a desenvolver para a promoção deste magnifico território e das suas potencialidades naturais e patrimoniais e para a estruturação e valorização da oferta turística do Concelho”.   O Autarca destacou ainda que “A candidatura se insere nas medidas de promoção da sustentabilidade definidas pela Autarquia e que, anos após ano, tem colocado a Lousã em lugar de destaque nos rankings de sustentabilidade”.

01-05-2018

Ler mais

A Câmara Municipal da Lousã promove, entre 24 abril e 1 de maio, o Festival Gastronómico do Cabrito

A iniciativa da autarquia liderada por Luís Antunes, que se insere na estratégia de promoção do Concelho e dos seus produtos endógenos, conta com 10 restaurantes aderentes. Pretende tirar partido de um dos principais motivos de atração de visitantes ao território lousanense, que é a gastronomia.   O líder da autarquia lousanense reafirmou que este festival valoriza “um prato cada vez mais procurado”, que faz as delicias de todos aqueles que apreciam esta especialidade da Lousã.   O evento visa ainda reforçar o nome Lousã, a atractividade do concelho, a partir do apelo gastronómico e dos produtos endógenos, para que, antes, durante e depois do Festival Gastronómico do Cabrito, todos possam usufruir do fantástico ecossistema da Serra da Lousã e das Aldeias do Xisto.   Cabrito com batata assada, arroz de miúdos e grelos; Cabrito no alguidar com castanhas; Cabrito assado no forno com molho de Licor Beirão; Cabrito assado com batatas e castanhas; Ensopado de cabrito com alecrim; Cabrito à pastor com arroz de cogumelos selvagens; Cabrito assado no forno à antiga ou Cabrito assado em forno de lenha, são algumas das propostas apresentadas durante o festival pelos restaurantes da Lousã.   O cabrito pode ser degustado nos restaurantes Ti Lena, Casa Velha, São Paulo, Tó dos Frangos, O Burgo, A Viscondessa, O Gato, Sabores da Aldeia e Villa Lausana.

29-04-2018

Ler mais
12...121314...4243