Saltar para os conteúdos

Sustentabilidade da Segurança Social depende de mais emprego

A taxa de natalidade parou de cair em 2014, pela primeira vez em três anos. Portugal tem vindo a perder população ativa, mas os especialistas alertam que só a criação de mais emprego poderá garantir a sustentabilidade da Segurança Social.

05-01-2015

A taxa de natalidade parou de cair em 2014, pela primeira vez em três anos. Portugal tem vindo a perder população ativa, mas os especialistas alertam que só a criação de mais emprego poderá garantir a sustentabilidade da Segurança Social.

Em declarações à Antena 1, o economista Renato Miguel do Carmo explica que o problema é que, com menos pessoas a trabalhar, aumentam as despesas sociais e descem os encaixes com os descontos.   O antigo ministro da Segurança Social Bagão Félix afirma que se a taxa de desemprego fosse muito mais baixa estaria resolvido o problema do défice e estaria reforçada a sustentabilidade da Segurança Social.   As projeções do Governo indicam que em 2020 as contas da Segurança Social vão entrar no vermelho, ou seja, os descontos vão deixar de ser suficientes para a despesa social. Nos dez anos seguintes os sucessivos défices podem ser tapados com o dinheiro das reservas existentes e nessa altura o sistema ficará insolvente.   As estatísticas mostram que no ano passado nasceram cerca de 83 mil e 500 bebés, mais 724 crianças do que em 2013. O aumento é ligeiro e não chega para compensar os números negativos dos últimos anos.   A situação é ainda mais grave tendo em conta que Portugal tem vindo a perder população ativa. Só entre setembro de 2013 e setembro de 2014, a população ativa portuguesa perdeu 35 mil e 300 pessoas.

Leia também:

ADIC | OBRAS DE MELHORIA NO CENTRO SOCIAL E NO JARDIM DE INFÂNCIA

A ADIC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança informa que iniciou um conjunto de obras de melhoria nas suas instalações, com o objetivo de reforçar a acessibilidade, a segurança e a qualidade dos espaços colocados ao serviço da comunidade.

22-01-2026

Ler mais

O ESPÍRITO DO NATAL: UMA CELEBRAÇÃO DE AFETOS E TRADIÇÕES

Mais um ano, a época natalícia na ADIC foi vivida com intensidade. Mais do que luzes e decorações, o Natal na nossa Instituição foi pautado pelo convívio, pela partilha de tradições e pelo encontro de gerações que tornam a nossa família tão única.

26-12-2025

Ler mais

ADIC | REFORÇA FROTA COM NOVA VIATURA ADAPTADA

A ADIC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã, adquiriu recentemente uma nova viatura de transporte coletivo de passageiros.

19-12-2025

Ler mais