O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) falou hoje na Comissão da Segurança Social e Trabalho, na Assembleia da República, propondo a criação de uma autoridade independente que fiscalize o sector.
25-01-2018
O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) falou hoje na Comissão da Segurança Social e Trabalho, na Assembleia da República, propondo a criação de uma autoridade independente que fiscalize o sector.
O padre Lino Maia entende que a criação dessa autoridade pode permitir que “não haja instituições de solidariedade virtuais e estabelecidas só para apanhar incautos”.
Para o sacerdote, é errado pensar num cenário generalizado de falta de “transparência” no setor social, após a polémica que se seguiu ao caso ‘Raríssimas’.
O presidente da CNIS entende que a criação de uma autoridade independente que acompanhe e fiscalize o sector pode permitir que “não haja instituições de solidariedade virtuais e estabelecidas só para apanhar incautos”.
Para o padre Lino Maia, é errado pensar num cenário generalizado de falta de “transparência” no setor social, após a polémica que se seguiu ao caso ‘Raríssimas’.
“Ao longo das últimas duas décadas, em competências e em recursos humanos, a matriz de relacionamento entre as IPSS e os centros de Segurança Social, que era de um acompanhamento próximo e muito pedagógico (…) foi substituída por uma avaliação burocrática”, lamentou.
“Tem diminuído em qualidade e em número o acompanhamento da Segurança Social às instituições e tem aumentado a fiscalização”, assinalou depois o sacerdote.
Leia também:
ADIC | OBRAS DE MELHORIA NO CENTRO SOCIAL E NO JARDIM DE INFÂNCIA
A ADIC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança informa que iniciou um conjunto de obras de melhoria nas suas instalações, com o objetivo de reforçar a acessibilidade, a segurança e a qualidade dos espaços colocados ao serviço da comunidade.
22-01-2026
Ler mais
O ESPÍRITO DO NATAL: UMA CELEBRAÇÃO DE AFETOS E TRADIÇÕES
Mais um ano, a época natalícia na ADIC foi vivida com intensidade. Mais do que luzes e decorações, o Natal na nossa Instituição foi pautado pelo convívio, pela partilha de tradições e pelo encontro de gerações que tornam a nossa família tão única.
26-12-2025
Ler mais
ADIC | REFORÇA FROTA COM NOVA VIATURA ADAPTADA
A ADIC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã, adquiriu recentemente uma nova viatura de transporte coletivo de passageiros.
19-12-2025
Ler maisEste site além de cookies necessários para o seu correto funcionamento, utiliza cookies para apresentar funcionalidades, otimizar conteúdos, personalizar anúncios e integrar funcionalidades de redes sociais e análise de tráfego. Essa informação recolhida é partilhada com parceiros das áreas e pode ser utilizada no uso dos respetivos serviços. Saber mais