Saltar para os conteúdos

Portugal cria primeiro fundo para a economia cívica num total de 150 milhões

Portugal vai ser o primeiro país a criar um fundo de 150 milhões de euros para a economia cívica, em linha com a política de Bruxelas para o quadro comunitário 2014-2020.

29-09-2014

Portugal vai ser o primeiro país a criar um fundo de 150 milhões de euros para a economia cívica, em linha com a política de Bruxelas para o quadro comunitário 2014-2020.

O projecto, anunciado pelo ministro Poiares Maduro durante a conferência "Estratégia para a Economia Cívica em Portugal, um marco para a Europa", procura responder à recessão económica com investimentos em projectos de inovação e empreendedorismo, nomeadamente na área social, que envolvem toda a sociedade e alinham os interesses públicos com os privados.

Indy Johar e Filippo Addarii, da Solve London, explicaram o conceito desta nova economia através de exemplos concretos: na capital de Inglaterra, uma associação de proprietários investiu no upgrade das casas para reduzir o consumo de energia.

O projecto foi apoiado pela plataforma e, cinco anos depois, houve redução de custos, não só em termos energéticos como noutras áreas, incluindo a saúde, uma vez que as idas ao médico e aos hospitais caíram a pique nessa zona.

Leia também:

CONCURSO PÚBLICO – OBRAS DE MELHORAMENTOS NO CENTRO SOCIAL

Já se encontra concluído o Concurso Público, com a assinatura do respetivo Contrato de Empreitada de “Centro Social – Encerramento de varandas e construção de elevador”.

12-08-2025

Ler mais

CONCURSO PÚBLICO – AQUISIÇÃO DE VEÍCULO ELÉTRICO DE 9 LUGARES COM TRANSFORMAÇÃO

Já se encontra concluído o Concurso Público – Procedimento de Consulta Prévia, com a assinatura do respetivo Contrato de Fornecimento de Viatura Elétrica 9 lugares com transformação, para transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

11-08-2025

Ler mais

RECONHECIMENTO DO MÉRITO

O reconhecimento do mérito é um ato nobre de agradecimento.

29-06-2025

Ler mais