Saltar para os conteúdos

Notícias

Hora da Culinária

No Centro de Dia, têm decorrido algumas sessões de culinária. A última esteve a cargo da “chef” Ermelinda Quintas, que brindou todos os presentes com um pão-de-ló «de comer e chorar por mais».

08-02-2015

Ler mais

Lousã requalifica Rua Conselheiro Costa Mesquita

A Câmara Municipal da Lousã comecou a requalificar a Rua Conselheiro Costa Mesquita. A empreitada, que terá um custo de 26 828,60€ + IVA e um prazo de execução de 30 dias, contempla a implementação de uma solução urbanística semelhante à utilizada na rua Miguel Bombarda, privilegiando a melhoria das condições de circulação pedonal, mediante a qualificação dos passeios, passadeiras e lugares de estacionamento.

05-02-2015

Ler mais

CNIS | Padre Lino Maia reconduzido na presidência

Em ambiente de grande consenso e tranquilidade, decorreu no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, o Congresso Eleitoral da CNIS cujo resultado confirmou a eleição da única lista candidata, encabeçada pelo padre Lino Maia.   Dos 253 votos expressos, foram contabilizados 229 a favor, 17 votos contra, 6 abstenções e 1 voto nulo.   Ao longo do dia, o Congresso Eleitoral recebeu a visitas do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, e ainda do secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho.   O Congresso terminou com a tomada de posse dos novos órgãos sociais, que liderarão os destinos da CNIS nos próximos quatro anos.

05-02-2015

Ler mais

Cantinas Sociais

A ADIC matém em funcionamento esta resposta social desde a sua implementação pela Tutela, ou seja, desde o ínicio da crise financeira que assola o País.

01-02-2015

Ler mais

CNIS | Lino Maia diz que pior não passou e risco de pobreza mantém-se

À margem de um almoço dos órgãos sociais da CNIS com o primeiro-ministro, no qual Passos Coelho afirmou que a "fase mais difícil" foi ultrapassada, Lino Maia declarou não ter "ainda sentido isso".   "O que noto é uma esperança maior no povo português, uma maior confiança", afirmou Lino Maia, candidato único à liderança da CNIS, cujo ato eleitoral decorre hoje.   Segundo o responsável, os portugueses "conformaram-se a expiar culpas passadas".   "Sentia-se que a situação em que estávamos no país era muito má, porque nós tínhamos sido muito maus e tínhamos usado aquilo que não era nosso", observou o sacerdote, para quem, "neste momento, parece respirar-se um outro ambiente e que é possível um futuro menos mau".   Questionado se o risco de pobreza se mantém, o presidente da CNIS respondeu afirmativamente, referindo que, nesta matéria, "há dois elementos que são muito importantes".   "Temos uma população jovem que emigrou ou não tem vez em Portugal e uma população idosa cada vez mais numerosa, porque há uma esperança de vida maior e, portanto, uma natalidade menor", observou.   Para o responsável, "esta desarmonização intergeracional provoca necessidade de mais apoio e temos menos agentes para responder".   "Não estou muito confiante que agora, com uma varinha mágica, vamos chegar a um momento melhor, agora estou confiante nisto, não vamos andar permanentemente a expiar culpas passadas, até porque o povo não tinha essa culpa. Se houve de facto problemas não foi propriamente o povo trabalhador o culpado", sublinhou.   O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse hoje que os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o risco de pobreza são um "eco" do que o país passou, mas não a situação atual.   "A notícia como eu referi que veio ontem [sexta-feira] divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística é um eco daquilo por que passámos, não é a situação que vivemos hoje, reporta àquilo que foi a circunstância que vivemos, nomeadamente em 2013 que foi, talvez, o ano mais difícil em que o reflexo de medidas muito duras tomadas ao longo do ano de 2012 acabaram por ter por consequência", afirmou Pedro Passos Coelho.   O risco de pobreza continuou a aumentar em Portugal em 2013, afetando já quase dois milhões de portugueses, de acordo com os dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento divulgados pelo INE.   Para o chefe do Executivo, apesar de a "fase mais difícil" ter ficado ultrapassada, "ainda há riscos" que precisam de ser olhados "com muita atenção".   "O facto de o pior ter passado não quer dizer que não haja pessoas que estejam hoje ainda muito carenciadas, famílias que passam por grande vulnerabilidade", reconheceu Passos Coelho, apontando a "taxa de desemprego demasiado elevada" ou "pessoas que vivem em bolsas de pobreza que precisam da ação do Estado e da ação das instituições sociais".

01-02-2015

Ler mais

Apresentação e assinatura do Protocolo de Adesão à iniciativa Economia Cívica

Na próxima 5.ª feira, dia 29 de janeiro, pelas 16h, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, será apresentada a Iniciativa para a Economia Cívica e assinado o acordo de adesão do Município da Lousã ao Consórcio, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara, Luís Antunes e de Maria do Carmo Marques Pinto, Chefe do Consórcio Iniciativa para a Economia Cívica.   A apresentação pública na Lousã insere-se na dinâmica de contatos a efetuar pelo consórcio com as comunidades locais com o objetivo de expor os objetivos, os valores e o enquadramento estratégico desta iniciativa.   O Município da Lousã integrará o Consórcio para a Economia Cívica em Portugal que tem por objetivo desenvolver uma plataforma integrada e global de acesso aos fundos do programa “Portugal Inovação Social”.   As linhas de financiamento disponibilizam subsídios, empréstimos bonificados, investimento, social impact bonds e subsídios de capacitação que configurem apoio a projetos de inovação e empreendedorismo, nomeadamente na área social.   São membros deste Consórcio a Fundação para a Economia Cívica Portugal, o Banco Português de Gestão (Grupo Fundação Oriente), a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Universidade de Évora, a Vieira de Almeida & Associados, as Câmaras Municipais do Fundão, Gondomar, Vila Real, Idanha-a-Nova e Bragança e o EuropeLab (Young Foundation).   O consórcio para a economia cívica pretende envolver toda a sociedade, alinhando o interesse público com o interesse privado através de um programa de trabalho com as comunidades locais. Promover a inovação social e a mudança de paradigma na resposta aos desafios do desenvolvimento integrado e sustentável são os valores basilares da iniciativa.

29-01-2015

Ler mais

Conversa "Ler antes de Ler" com Pais, Mães e Encarregos de Educação

Na próxima sexta-feira, dia 30 de janeiro o Auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro será o palco de uma ação sobre “A importância da Leitura Recreativa na Primeira Infância”, iniciativa que conta com a parceria do Agrupamento de Escolas da Lousã, da Rede de Bibliotecas da Lousã e das Associações de Pais do Concelho.   Esta ação tem por objetivo debater com familiares e amigos/as de crianças do Pré-Escolar a importância da leitura recreativa na criação de espaços de partilha em contexto familiar e no desenvolvimento de afetos.   A leitura recreativa tem um papel fulcral na aquisição de competências em contexto escolar e no crescimento harmonioso e completo das crianças.   A Câmara Municipal da Lousã está a desenvolver, em 2015, um Programa para Pais, Mães e Encarregados de Educação que se iniciou no dia 23 do presente mês.   No dia 20 de fevereiro, das 18h às 19h30, será apresentado o Curso de Parentalidade Sábia, que decorrerá durante o ano letivo promovido pela ADRAS – Associação Didática e Recreativa Arte e Saber.   Assim, convidam-se todos os pais, mães, encarregados de educação e público em geral a participar neste Programa.

29-01-2015

Ler mais

ADIC Newsletter

ADIC Newsletter é uma forma de comunicação com o objetivo de divulgar conteúdos que evidenciem a ADIC como instituição de apoio à Comunidade, através da vertente SOCIAL. Esta assume-se como mais um canal de comunicação institucional integrado com as restantes redes sociais ao serviço desta Instituição.   Para começar a receber as últimas notícias sobre a nossa Instituição subscreva à ADIC Newsletter através do nosso website ou da nossa página oficial no Facebook.

26-01-2015

Ler mais

ADIC é uma Marca Registada

A ADIC conclui com exito o seu registo de marca «ADIC» e respetivo logotipo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - Reg. Nº 535016.

26-01-2015

Ler mais

Microninho - Incubadora Social recebe distinção ES+

O Microninho Incubadora Social, projeto da ADSCCL (Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares - Instituição Particular de Solidariedade Social) e apoiado pela Fundação EDP ( Edição 2013), que conta com um vasto leque de parceiros locais e nacionais (Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Associação Nacional de Direito ao Crédito, Câmara Municipal da Lousã, IEFP-CEFP PIN e Inovinter), que se propôs fazer inclusão social e microempreendedorismo inclusivo para o desenvolvimento local sustentável ?recebeu ontem a distinção ES+ – Iniciativa de Alto potencial de Empreendedorismo Social.   Esta distinção foi atribuída pelo Instituto de Empreendedorismo Social, que após 3 anos de trabalho e de mais de 1700 iniciativas sequencialmente avaliadas, e de uma fase final de avaliação por um conselho académico e cientifico de peritos nacionais e internacionais, o atribuiu a apenas 3% das mesmas! e o Microninho está entre elas! Está no Mapa da Inovação e Empreendedorismo Social!   Hoje somos reconhecidos como um projeto de empreendedorismo social, nascido na e da inovação social, que no terreno marca a diferença, como nos disseram ontem “temos potencial de mudar o mundo”.   Esta distinção enche-nos de orgulho e responsabiliza-nos cada vez mais a tornarmo-nos mais eficientes e a chegar a mais pessoas que necessitam da nossa intervenção, pois é para elas que trabalhamos!   Em hora de agradecer a lista seria imensa, pois felizmente muitos foram os que ao longo do caminho nos foram incentivando a trilhar este novo caminho, por isso obrigada a todos vós que acreditaram que “é possível mudar o mundo”!

24-01-2015

Ler mais

ADIC | Vídeo Institucional

Vídeo promocional da "Associação de Gerações". Veja, divulgue e subscreva o nosso Canal no Youtube. A Direção

23-01-2015

Ler mais

Lançamento do áudio-guia de Lousã

A criação da Rede de Castelos e Muralhas Medievais do Mondego traduz uma aposta no desenvolvimento regional alicerçado na potencialidade diferenciadora que constitui, não apenas o conjunto de diversos elementos de arquitectura militar per si, mas sobretudo o elemento único constituído pelos vários castelos e muralhas: a linha defensiva do Mondego. Na época da Reconquista esta linha teve como função a guarda avançada de Coimbra, restando hoje desse elemento estratégico a Torre de Almedina, a Torre de Anto, os Castelos de Montemor-o-Velho, de Soure, de Penela, de Germanelo, da Lousã e a Torre Sineira em Miranda do Corvo. Associam-se a estes elementos o próprio Castelo de Pombal e o forte de Buarcos, na Figueira da Foz.   Será realizado, no dia 26 de janeiro às 12 horas, no auditório do Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, o lançamento do áudio-guia da vila da Lousã. O áudio-guia é uma ferramenta de visitação disponível em cinco idiomas que propõe uma visita lúdica aos monumentos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, recorrendo a conteúdos de história, geologia, biologia e do domínio do património imaterial. Estes equipamentos diferenciam-se pela disponibilização de conteúdos interativos, pelo locutor que lhe dá voz em português e pela acessibilidade conquistada para invisuais, através de uma parceria estabelecida com a ACAPO.

20-01-2015

Ler mais
12...323334...4243