Saltar para os conteúdos

Notícias

ONG precisam de captar voluntários em idades mais avançadas

Capacidade de mobilização de voluntários das organizações da economia social portuguesas é inferior à da maioria dos países europeus.   “Recebo sempre mais do que dou. É o que consigo reter destes anos todos de voluntariado”

27-02-2015

Ler mais

Prototocolo entre a Câmara Municipal da Lousã e a ADIC Vilarinho

Espaço fisico do Jardim de Infância vai ser alargado e melhorado.

26-02-2015

Ler mais

IV.º Festival Gastronómico da chanfana na Lousã

Tendo como objetivo dar continuidade ao trabalho de promoção das potencialidades do concelho, aliado ao saber fazer e à dedicação dos restaurantes aderentes, a Câmara Municipal da Lousã irá promover, entre o dia 20 de fevereiro e o dia 1 de março, o IV.º Festival Gastronómico da Chanfana.   Confecionada de diversas formas e com variados acompanhamentos, a chanfana marca presença à mesa de toda esta região que viu nascer este prato.   Neste Festival Gastronómico são 18 os restaurantes aderentes, nomeadamente Café Lousanense / Travessa com Tapas, Figueiredo’s, Churrascaria Galinhamiga, Churrasqueira Borges, São Paulo, Tó dos Frangos, Hotel Palácio da Lousã – Restaurante A Viscondessa e Licor Beirão Resto-Bar, Adega da Villa, Aviz, Casa Velha, Mimosa da Beira, O Burgo, O Carocha, Obeliscus, Ti Lena, O Gato, Taberna Burguesa Petiscos, Villa Lausana – Restaurante & Lounge Bar.   As ementas serão preparadas tendo por base a intenção de privilegiar a tradicional forma de confecionar a chanfana mas, também, a necessidade de inovação e de adaptação deste género às novas solicitações.   As sobremesas, a exemplo dos Festivais anteriores, são produzidas com base em produtos endógenos do Concelho, nomeadamente a castanha e o Mel DOP Serra da Lousã, o Licor Beirão e a pastelaria tradicional.   Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “A Autarquia entende que a gastronomia é um fator de atração importante que, no seguimento da política definida para o Turismo, importa explorar, recuperando os hábitos e costumes da população.”   Luís Antunes destaca ainda “a motivação, mobilização e interesse demonstrado pelos empresários e profissionais de hotelaria e restauração do concelho que participam nos diversos festivais e iniciativas promovidas pela Câmara Municipal”.   No seguimento do que tem acontecido nos diversos Festivais Gastronómicos promovidos pela Autarquia, esta iniciativa é apoiada pela Turismo do Centro, Licor Beirão, Cooperativa Lousãmel e Fábrica de Pastelaria São Silvestre.

22-02-2015

Ler mais

Relacionamento entre Pais e Filhos e aproveitamento escolar em reflexão na Lousã

A Câmara Municipal da Lousã e a ADRAS – Associação Didáctica e Recreativa Arte e Saber da Lousã organizaram uma sessão de apresentação do Curso de Parentalidade Sábia, que decorreu esta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.   O curso destina-se a Pais, Mães e Encarregados/as de Educação e é destinado a casais parentais e a famílias monoparentais.   Após a sessão de apresentação, o curso será ministrado por José Manuel Fernandes Sequeira, apoiado por vídeos que mostrarão diversas situações e terá os seguintes conteúdos:

22-02-2015

Ler mais

Ministro Mota Soares anuncia reforço de 50 milhões para instituições sociais

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, anunciou um reforço de 50 milhões de euros para a rede de instituições sociais, referindo que existem equipamentos concluídos mas sem verba para funcionar.

22-02-2015

Ler mais

O que vai mudar com o Novo Estatuto das IPSS

As recentes alterações, definidas no Decreto-lei n.º 172-A/2014, de 14/11, publicado em Diário da República, ao Estatuto das IPSS causaram um forte impacto no quotidiano das instituições.   A reformulação da definição de IPSS, maior rigor no controlo na gestão e rigor contabilístico e fiscal são algumas das alterações que o novo Estatuto das IPSS, aprovado e publicado em Diário da República no final de 2014, veio introduzir. Numa sessão organizada pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga (UDIPSS), que decorreu na Aula Magna da Faculdade de Filosofia, em Braga, foram dadas a conhecer as principais alterações e como o novo diploma vai afetar o quotidiano das instituições.   Algumas centenas de responsáveis de várias instituições juntaram-se para perceberem quais as principais alterações e como podem responder face às exigências deste novo diploma. Maria do Rosário Líbano Monteiro, formadora da F3M e uma das oradoras do evento, explicou ainda que o novo estatuto “dá o devido reconhecimento legal às IPSS e permitirá ainda um controlo mais efetivo dos órgãos de administração e fiscalização”.   “As principais mudanças dão-se ao nível da gestão e da administração, o que aumenta a autonomia e a responsabilidade das entidades, obrigando a um maior rigor de gestão e também a um controlo mais forte das áreas contabilísticas e fiscais”, referiu ainda a oradora. O diploma que define as fundações da solidariedade social sofreu recentemente alterações, definidas no Decreto-lei n.º 172-A/2014, de 14/11, publicado em Diário da República. O novo estatuto causou um forte impacto no quotidiano das instituições pelo que esta ação é determinante para apoiar as entidades no processo de adaptação.   Em Portugal, há mais de cinco mil instituições particulares de solidariedade social, com uma tendência de crescimento que se sente há vários anos. É um setor fundamental para a economia, representando do 10% de todas as empresas a nível europeu e 6% do emprego total, além de ser uma área que dá um contributo valioso para os problemas atuais do emprego e da coesão social.

22-02-2015

Ler mais

Lousã convida à integração

A Câmara Municipal da Lousã, acolheu, no passado dia 6 de Fevereiro, no Auditório do Museu Álvaro Viana de Lemos, as técnicas representantes do Alto Comissariado para as Migrações para acompanhamento do projeto “Lousã Convida à Integração”.   Recorde-se que este projecto, foi aprovado no âmbito da AÇÃO 4 – Planos Municipais para a Integração dos Imigrantes, Programa Anual de 2013 com financiamento do FEINPT (Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros), integrado no Programa-Quadro Solidariedade e Gestão de Fluxos Migratórios (SOLID).   O encontro constituiu uma oportunidade para os parceiros e a Câmara Municipal esclarecerem as suas dúvidas e apresentarem eventuais obstáculos e formas de os contornar, mas também as metodologias e instrumentos de trabalho e demais recursos que possam vir a ser úteis na elaboração do Plano Municipal Para a Integração dos Imigrantes.   O objetivo, mais imediato será envolver os imigrantes no processo de diagnostico e construção do Plano Municipal dos Imigrantes da Lousã.

16-02-2015

Ler mais

‘in memoriam’ | António da Costa Neves Ribeiro

A morte de António da Costa Neves Ribeiro, a 16 de Fevereiro de 2006, foi uma perda profunda para todos aqueles que tiveram o enorme privilégio de o conhecer e com ele partilhar pedaços muito significativos de vida.

15-02-2015

Ler mais

Passeio às Caldas da Rainha e Óbidos

Passeio às Caldas da Rainha e a Óbidos, organizado pela Câmara Municipal da Lousã, que mobilizou habitantes da Freguesia de Lousã e Vilarinho, entre os quais vários utentes de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário.

12-02-2015

Ler mais

Sessão sobre serviços públicos com tributo a Neves Ribeiro

A Associação Portuguesa para os direitos do Consumo (apDC) vai homenagear o lousanense António Costa Neves Ribeiro numa sessão a realizar na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, pelas 21:00 horas, no Auditório do Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos - Lousã.   A palestra terá como objetivo falar de serviços públicos essenciais como o gás e a eletricidade, aproveitando- se a altura para "homenagear uma vez mais quem de forma insuperável soube servir os Ideais da Cidadania", conforme é dito em comunicado de imprensa.   Neves Ribeiro esteve envolvido em múltiplas causas ao longo da sua vida, tendo ajudado a criar a Associação Internacional de Direito do Consumo (AIDC) hoje com sede em Bruxelas. O co-fundador foi Mário Frota, presidente da apDC que vai liderar a conferência e a homenagem. António Costa Neves Ribeiro foi também ao longo de vários anos Presidente da Mesa da assembleia Geral da ADIC. Participe!

12-02-2015

Ler mais

Fundo Social Solidário apoiou quase 6.700 pessoas em 2014

Quase 6.700 pessoas foram apoiadas no ano passado pelo Fundo Social Solidário, que gastou mais de 447 mil euros para ajudar a pagar dívidas, a maior parte relacionadas com rendas e empréstimos de casa, revelam dados da Cáritas Portuguesa. Os dados avançados à agência Lusa referem que desde 2011, ano em que o Fundo Social Solidário (FSS) foi criado pela Conferência Episcopal Portuguesa, já foram apoiadas 25.620 pessoas e aplicados cerca de 2,2 milhões de euros, dos 2,8 milhões de euros angariados até agora. Em 2014, foram ajudadas 6.690 pessoas, o que representou um investimento do FSS de cerca de 448 mil euros.    A maior parte da verba (44,21%) foi aplicada no pagamento de rendas, 8,36% no pagamento de dívidas, 6,28% em apoios para reparação ou melhoria da habitação, 6,15% para despesas de eletricidade e 5,26% para compra de medicamentos. Em declarações à agência Lusa, o presidente da Cáritas afirmou que "ainda ninguém quis olhar de frente" para o problema do endividamento, sobretudo o da habitação", que leva ao despejo das pessoas das suas casas, que "adquiriram com empréstimos contraídos no tempo que tinham recursos provenientes do trabalho" e que perderam devido à crise.  Para Eugénio Fonseca, a assunção destas responsabilidades não deve cair apenas sobre quem pediu o empréstimo: "Os bancos não são entidades de solidariedade, mas foram partes contratantes do negócio e devem assumir também as suas responsabilidades". 

09-02-2015

Ler mais

Jardim de Infância | Promoção da leitura

A Câmara Municipal da Lousã promoveu a leitura junto das crianças do jardim de infância. Sendo dinamizado por técnicas da Câmara Municipal e pela animadora e contadora de histórias do espaço infantil e juvenil da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, com o apoio da Rede de Bibliotecas da Lousã.

08-02-2015

Ler mais
12...313233...4243