Saltar para os conteúdos

Reequipamento de equipas de Sapadores Florestais

As equipas de sapadores florestais, num total de 292, desenvolvem a sua atividade na área da gestão florestal e defesa da floresta, através de ações de silvicultura preventiva, de gestão de combustíveis, de apoio na realização de fogo controlado, na realização de queimadas, na manutenção e beneficiação de infraestruturas e nas ações de controlo de agentes bióticos.

18-12-2017

As equipas de sapadores florestais, num total de 292, desenvolvem a sua atividade na área da gestão florestal e defesa da floresta, através de ações de silvicultura preventiva, de gestão de combustíveis, de apoio na realização de fogo controlado, na realização de queimadas, na manutenção e beneficiação de infraestruturas e nas ações de controlo de agentes bióticos.

Realizam ainda ações de sensibilização no uso de boas práticas em matéria fitossanitária e no uso do fogo, vigilância, primeira intervenção e subsequentes operações de rescaldo e ações no âmbito de proteção a pessoas e bens em situações de emergência.

O seu desempenho profissional exige equipamentos adequados às suas funções e durante vários anos não beneficiaram de reequipamento, face a restrições financeiras ocorridas no país.

O reequipamento das equipas de sapadores florestais teve início em 2014, com a substituição de 21 viaturas, na sequência de reforço orçamental do Fundo Florestal Permanente.

No presente ano de 2017, foi possível a aquisição de 44 viaturas totalmente equipadas para substituição de viaturas, já em fim de vida útil, de 44 equipas de sapadores florestais. 

A decisão de reequipar as equipas de sapadores florestais resultou do facto de estarem a operar com equipamento já deteriorado e em fim de vida útil, sendo a sua substituição imperativa para a melhoria do desempenho profissional das equipas e para a sua segurança.

No dia 17-12-2017, em cerimónia presidida pela Primeiro-ministro António Costa e com a presença do Ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luis Capoulas Santos, do Presidente do Município da Lousã e do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Rogério Rodrigues, no Parque Municipal de Exposições da Lousã, decorreu a entrega das chaves de 44 viaturas às equipas mais antigas do Programa de Sapadores Florestais.

Com a entrega destas 44 viaturas dá-se continuidade ao processo de reequipamento das equipas de sapadores florestais.

O objetivo é sempre garantir capacidade de intervenção na prevenção e defesa da floresta contra incêndios realizada por sapadores florestais, profissionais devidamente qualificados, e com viaturas e equipamentos ajustados ao esforço que é imprescindível desenvolver.

O evento contou ainda com a presença de diversas individualidades ligadas ao sector florestal, representantes do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil e do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana; presidentes de Municípios da região Centro, autarcas e técnicos de Gabinetes Técnicos Florestais; Dirigentes e técnicos de Organizações de Produtores Florestais e de Organizações de Administração de Baldios; e ainda dirigentes e técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Leia também:

SÓCIOS APROVAM POR UNANIMIDADE PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2026

Os associados da ADIC reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária no passado dia 29 de novembro de 2025, tendo como ponto central da ordem de trabalhos a discussão e votação do Programa de Ação e do Orçamento para o ano de 2026

06-12-2025

Ler mais

AQUISIÇÃO DE GERADOR DE ENERGIA

A ADIC adquiriu um novo gerador de energia a fim de dar apoio e suporte ao seu Equipamento Social – Centro Social

25-11-2025

Ler mais

CONTAGEM DECRESCENTE PARA O NATAL: falta um mês!

Os utentes de CD e ERPI já começaram a entrar no espírito natalício

24-11-2025

Ler mais