A Câmara da Lousã aprovou diversos "apoios e medidas exemplificativos da prioridade que é dada às pessoas e à coesão social", revela em comunicado a autarquia.
30-09-2014
A Câmara da Lousã aprovou diversos "apoios e medidas exemplificativos da prioridade que é dada às pessoas e à coesão social", revela em comunicado a autarquia.
No âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS+) e "atendendo aos recentes cortes que o Governo efetuou neste projeto, o Executivo Municipal aprovou um apoio à entidade coordenadora do projeto, a ARCIL, no valor de 13.000 euros".
Refira-se que o CLDS+ tem como finalidade "promover a integração dos cidadãos, através de ações a desenvolver em rede, com o objetivo de aumentar a empregabilidade, combater a pobreza e a exclusão social e dedicando especial atenção à concretização da inclusão ativa de pessoas com deficiência e incapacidade".
Tendo como objetivo garantir o funcionamento de diversas atividades de "relevante interesse para a comunidade", foi também aprovado um acordo de colaboração com a ATIVAR, que visa o desenvolvimento de diversas atividades e projetos, nomeadamente na Piscina Municipal, Férias Ativas, Projeto “Miminhos dos Avós” e Oficina de Segurança e que "representa um investimento financeiro anual no valor de 183.821,98 euros".
No âmbito das políticas municipais de apoio à educação, nomeadamente ao 1.º ciclo do ensino básico e ao pré-escolar da Rede Pública, o executivo aprovou, também por unanimidade, a atribuição de 17.500 euros ao Agrupamento de Escolas da Lousã para o ano letivo 2014/2015, para aquisição de material pedagógico e didático e a contratação de transportes ocasionais para atividades destes ciclos de ensino.
Também no âmbito da educação, foi aprovado um apoio monetário à ARCIL, no valor de 20.000 euros, para prestação de apoio técnico especializado aos alunos de estruturas de ensino diferenciado do Agrupamento de Escolas da Lousã. Anteriormente foram aprovados diversos protocolos relativos à componente de apoio à família (prolongamentos de horário e atividades de tempos livres) e também a contratação de serviços de transportes para alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
Nesta reunião, foram ainda aprovados apoios financeiros para a época desportiva 2014/20015 a 20 instituições/clubes do Concelho no valor global de 110.280 euros e também a 20 instituições culturais e juvenis no valor global de 42.050 euros.
Para o presidente da Câmara, Luís Antunes, os apoios aprovados, "inserem-se na estratégia definida pela Autarquia que tem como prioridade o investimento nas pessoas e que é concretizado de diversas formas”.
Leia também:
VISITA DE UMA MÃE AO JARDIM DE INFÂNCIA
Tivemos a visita e a ajuda da mãe do Tomás Correia para fazer umas bolachinhas para tornar o Dia da Mãe mais doce ...
02-05-2025
Ler maisADIC NÃO ESQUECE O DIA 25 DE ABRIL
Pessoas que viram a liberdade nascer! Vozes que ainda carregam abril no peito!
25-04-2025
Ler maisJARDIM DE INFÂNCIA | DISPONIBILIZAMOS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Apostamos na formação global do aluno, na sua dimensão cognitiva, social, artística, física e emocional.
23-04-2025
Ler maisEste site além de cookies necessários para o seu correto funcionamento, utiliza cookies para apresentar funcionalidades, otimizar conteúdos, personalizar anúncios e integrar funcionalidades de redes sociais e análise de tráfego. Essa informação recolhida é partilhada com parceiros das áreas e pode ser utilizada no uso dos respetivos serviços. Saber mais