No âmbito das políticas de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade económica e social do concelho, a Câmara Municipal da Lousã reforçou o apoio aos mais carenciados com a oferta de 50 cabazes de Natal.
22-12-2016
No âmbito das políticas de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade económica e social do concelho, a Câmara Municipal da Lousã reforçou o apoio aos mais carenciados com a oferta de 50 cabazes de Natal.
O objectivo é poder “proporcionar um Natal melhor” a estas famílias, cuja identificação das suas necessidades foi feita pela rede social, nomeadamente, pelos técnicos da autarquia e pelas diversas IPSS´s do concelho, que privilegiaram as famílias com filhos menores.
Os cabazes, para além de bens de primeira necessidade, continham também produtos característicos da época natalícia como o tradicional bacalhau e o bolo rei.
Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal, afirma que “esta foi a forma encontrada para contribuir para que estas 50 famílias tenham um Natal mais digno, indo ao encontro das medidas de apoio às famílias implementadas pela autarquia, sendo de destacar que, em 2016, o Município reforçou o investimento nesta área e continuará a colocar as pessoas no centro da sua acção”.
A iniciativa insere-se, ainda, num conjunto mais alargado de medidas que contribuem para que a autarquia tenha sido considerada novamente e pelo quinto ano consecutivo como “Autarquia + Familiarmente Responsável”.
Uma das medidas tomadas pela Câmara Municipal da Lousã que lhe deu acesso ao prémio foi a tarifa familiar de água, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar e não penaliza, assim, as famílias mais alargadas, assim como outras taxas e tarifas.
O investimento nas pessoas e na coesão social, o Plano Municipal Sénior, o apoio às IPSS, o apoio financeiro a instituições, clubes e associações e as “férias activas”, são outros dos projectos que foram analisados pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
“A atribuição do galardão é o reconhecimento pelas boas práticas de política familiar implementada pela autarquia e traduz a prioridade estratégica definida de investimento nas pessoas”, realça a Câmara Municipal.
Leia também:
SÓCIOS APROVAM POR UNANIMIDADE PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2026
Os associados da ADIC reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária no passado dia 29 de novembro de 2025, tendo como ponto central da ordem de trabalhos a discussão e votação do Programa de Ação e do Orçamento para o ano de 2026
06-12-2025
Ler mais
AQUISIÇÃO DE GERADOR DE ENERGIA
A ADIC adquiriu um novo gerador de energia a fim de dar apoio e suporte ao seu Equipamento Social – Centro Social
25-11-2025
Ler mais
CONTAGEM DECRESCENTE PARA O NATAL: falta um mês!
Os utentes de CD e ERPI já começaram a entrar no espírito natalício
24-11-2025
Ler maisEste site além de cookies necessários para o seu correto funcionamento, utiliza cookies para apresentar funcionalidades, otimizar conteúdos, personalizar anúncios e integrar funcionalidades de redes sociais e análise de tráfego. Essa informação recolhida é partilhada com parceiros das áreas e pode ser utilizada no uso dos respetivos serviços. Saber mais