Saltar para os conteúdos

Jogos tradicionais do mundo na Lousã

Até sexta-feira, dia 30, o Encontro Internacional de Jogos Tradicionais vai juntar na Lousã tradições vindas dos quatro cantos do mundo.

27-10-2015

Até sexta-feira, dia 30, o Encontro Internacional de Jogos Tradicionais vai juntar na Lousã tradições vindas dos quatro cantos do mundo.

Os jogos tradicionais são promovidos na Lousã há dez anos e, para comemorar a década de revitalização desta tradição, o encontro salta este ano para o patamar internacional.   Muitos dos jogos que vão ser falados neste encontro internacional são ou foram tradição um pouco por todo o país, como o jogo do saco, o jogo do pau, ou o jogo da bilha. "Todos jogos que promovem o espírito de equipa, como o jogo do burro, o jogo da carica ou o jogo do bacalhau, em que as pessoas subiam a um poste para ir buscar um bacalhau", adianta António Marçal.   Outros são jogos e tradições mais locais, como o Ski coletivo ou o jogo do Beto. "Um jogo que utiliza uns stiques, que são uns paus, e uma bola. É umj ogo que mistura hóquei e basebol. Lembro-me de brincarmos a uma variante deste jogo que utilizava troços de couve-galega."   António Marçal é o presidente da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, que há dez anos organiza um encontro de jogos tradicionais, que envolve todas as crianças e idosos do concelho da Lousã. A ideia é partilhar com as crianças tradições que os idosos ainda lembram e dominam e evitar que se percam.   A comemorar uma década, decidiram internacionalizar o evento porque "nesta altura em que a Europa e o mundo se debatem com tantos problemas criados pela nossa perspetiva de ver o outro, achamos que é uma boa forma de promovermos uma integração, porque a própria UNESCO reconhece que os jogos permitem promover a interculturalidade."   Por isso, serão dados a conhecer jogos tradicionais de países como Irão, Tunísia, Tailândia ou Etiópia. Vários países, muitos jogos, mas todos "jogos de natureza colaborativa. É a capacidade de interagir enquanto equipa que permite que o jogo corra bem".   No âmbito das comemorações deste décimo aniversário de revitalização dos jogos tradicionais vai ser apresentado o livro "Jogos da Freguesia - 10 anos", com a coordenação de Mário Maio, investigador da Universidade de Coimbra e promotor dos jogos tradicionais. Terá ainda lugar uma conferência, intitulada "Os Jogos Tradicionais - Património da Humanidade", apresentada por Pierre Parlebas, da Universidade de Sorbonne, em Paris e, claro está, demonstração de vários jogos tradicionais.   A organização deste encontro internacional conta com a colaboração do LUDUS - Laboratório de Jogos, Recreação, Lutas Tradicionais e Capoeira, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Leia também:

SÓCIOS APROVAM POR UNANIMIDADE PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2026

Os associados da ADIC reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária no passado dia 29 de novembro de 2025, tendo como ponto central da ordem de trabalhos a discussão e votação do Programa de Ação e do Orçamento para o ano de 2026

06-12-2025

Ler mais

AQUISIÇÃO DE GERADOR DE ENERGIA

A ADIC adquiriu um novo gerador de energia a fim de dar apoio e suporte ao seu Equipamento Social – Centro Social

25-11-2025

Ler mais

CONTAGEM DECRESCENTE PARA O NATAL: falta um mês!

Os utentes de CD e ERPI já começaram a entrar no espírito natalício

24-11-2025

Ler mais