Saltar para os conteúdos

EFAPEL | Exportações sustentam crescimento de 3,4% da faturação

As exportações representam 30% nas vendas maior fabricante portuguesa de aparelhagem eléctrica.

04-09-2014

As exportações representam 30% nas vendas maior fabricante portuguesa de aparelhagem eléctrica.

A Efapel, a maior fabricante portuguesa de aparelhagem eléctrica de baixa tensão, facturou 12,9 milhões de euros, no primeiro semestre de 2014. Este valor representa um crescimento de 3,4% face ao período homólogo do ano passado, refere a empresa em comunicado.

As exportações, que valem 30% da facturação da Efapel, contribuíram para "os bons resultados com um crescimento de 4%, sobretudo graças ao bom desempenho no mercado intracomunitário, que representa 9%". Pelo contrário, fora deste mercado as exportações decresceram 3,6%, sobretudo devido ao comportamento na Rússia e na Ucrânia, em consequência dos problemas existentes nessa zona da Europa. Actualmente, a Efapel produz interruptores, tomadas, calhas técnicas e equipamento da área da domótica, exportando os seus produtos para 53 países.

Em Portugal, e apesar da crise no sector da construção civil e obras públicas, a Efapel continuou a consolidar a sua posição de liderança. "O desempenho verificado foi bom e manteve-se o processo de conquista de quota de mercado. O grande factor de sucesso foi, mais uma vez, a qualidade dos produtos e do serviço", refere a empresa em comunicado. A empresa tem duas fábricas, em Serpins e Lousa, e está em estudo a abertura de uma unidade na Colômbia. De acordo com o comunicado, a Efapel tem intenção de adquirir ou construir de raiz uma fábrica na Colômbia, projecto que deverá representar um investimento de sete milhões de euros. "Este investimento é representativo da aposta da empresa nos mercados de diversos países daquela região, onde se constata um grande potencial", adianta o documento.

Durante o corrente ano, a empresa de Serpins prevê investir em novos produtos e equipamentos três milhões de euros, sendo que 800 mil euros serão destinados a Investigação, Desenvolvimento e Inovação e 28 mil euros para acções de formação.

Além de estar focada no seu ‘core business', a empresa de aparelhagem eléctrica de baixa tensão renovou o contrato de patrocínio com a equipa de futebol da Académica de Coimbra para época de 2014/2015 e também patrocinou a equipa de ciclismo EFAPEL/Glassdrive, na Volta a Portugal em bicicleta.   in:Económico

Leia também:

SÓCIOS APROVAM POR UNANIMIDADE PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2026

Os associados da ADIC reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária no passado dia 29 de novembro de 2025, tendo como ponto central da ordem de trabalhos a discussão e votação do Programa de Ação e do Orçamento para o ano de 2026

06-12-2025

Ler mais

AQUISIÇÃO DE GERADOR DE ENERGIA

A ADIC adquiriu um novo gerador de energia a fim de dar apoio e suporte ao seu Equipamento Social – Centro Social

25-11-2025

Ler mais

CONTAGEM DECRESCENTE PARA O NATAL: falta um mês!

Os utentes de CD e ERPI já começaram a entrar no espírito natalício

24-11-2025

Ler mais