Projeto Eco-Escolas
No âmbito do projeto Eco-Escolas, alguns pais, crianças, educadora e uma auxiliar juntaram-se no sábado à tarde para assim poderem dar continuidade à reabilitação do espaço exterior.
21-06-2016
Ler maisFormação de colaboradoras
No decorrer do dia de ontem (16/06/2016), várias colaboradoras da nossa Instituição – Alda Cardoso, Fátima Lopes, Natalina Santos, Graça Carvalho, Rita Simões, Tânia Santos, Carla Figueiredo, Sandra Baeta e Ana Pinheiro – foram sujeitas a uma avaliação, composta por uma prova prática e por uma prova escrita, com vista à obtenção do certificado de Agente em Geriatria - Nível 2.
17-06-2016
Ler maisNova viatura já chegou! ...
Já se encontra ao serviço da Associação a nova viatura.
11-04-2016
Ler maisADIC reuniu os seus associados ...
Teve lugar no passado dia 31 de março, pelas 20 horas a Assembleia geral ordinária da ADIC Vilarinho. Com a presença de trinta associados da convocatória constavam quatro pontos, a saber: Ponto 1 – Apreciar e votar o relatório e contas da Direção e do parecer do Conselho Fiscal, referente ao exercício de 2015. Ponto 2 – Empréstimo bancário. Ponto 3 – Novo Centro Social. Ponto 4 – Outros assuntos de interesse para a Instituição. Assim, quanto ao ponto n.º 1, após apreciação e discussão o relatório e contas referentes ao exercicio de 2015 foi colocado à votação o qual foi aprovado por unanimidade. – No ponto n.º 2, o Presidente da Direção Rogério Martins referiu que a Instituição recorreu a um empréstimo bancário de 20 mil euros para comprar uma viatura de cinco lugares. Esta explicação foi de mera informação porque o investimento fará parte do exercício de 2016. - Ponto nº 3, - Novo Centro Social - Neste ponto Rogério Martins, usou da palavra e disse que tudo se mantém como dantes. Tem estado a recolher propostas para o reboco do edifício, assim como para a construção da lavandaria no espaço do edifício. Referiu ainda, que se esta questão não for feita a ADIC poderá ter o corte dos serviços de Apoio Domiciliário. A lavandaria existente, reconhecidamente, não tem as condições exigidas. Nesse sentido, estão a formalizar candidatura à Segurança Social. Ponto n.º 4 - Outros assuntos de interesse para a Instituição. – Neste ponto resume-se as intervenções; - Joaquim Seco, referiu que muito se falou na Assembleia dos Baldios sobre a ADIC. Um dos casos tornado público e que a todos preocupa, foi a eventual falta de condições na cozinha, podendo originar acidentes. - - Sabe da evolução das obras onde a segurança de pessoas e bens sempre estiveram na vanguarda das decisões da projeção e execução do espaço físico. - - Pergunta à Direção se têm conhecimento de alguma falta de segurança e condições na cozinha atual que possam colocar em risco quem lá trabalha ou as próprias instalações. - - Caso afirmativo, propõe que deverão tomar as melhores diligências para a eliminação dos riscos, onde a responsabilidade de possuir as boas condições de segurança nunca possam estar em causa. - - Rogério Martins, responde que ainda há bem pouco tempo foi feita manutenção aos filtros da chaminé. Em seu entender a segurança não está em causa. - - Joaquim Seco, apresentou uma outra questão relativa ao eventual relacionamento menos bom, entre pais de crianças do Jardim de Infância e a Direção. - - Pergunta se isso era poeira de ocasião ou se na verdade há algo que mereça alguma explicação aos associados. - - Rogério Martins, refere que poderá ter sido alguma incompatibilidade aquando do conhecimento de alguns pais dos valores das comparticipações financeiras mensais dos seus educandos para com a Instituição. – Pode AQUI ler o relatório e contas de 2015, o qual foi aprovado por unanimidade dos associados.
06-04-2016
Ler maisEstá a chegar!!...
Com o objetivo de colmatar uma lacuna já há algum tempo detetada pela Direção, a ADIC acabou de adquirir para o seu parque automóvel mais uma viatura.
04-04-2016
Ler maisAssembleia geral
Vai realizar-se na sede da Associação, Rua Sra. das Preces, nº 4, Vilarinho, no próximo dia 31 de março, pelas 19 horas a assembleia geral ordinária da Associação. O Relatório de Atividades e Gestão de 2015 da ADIC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã, é um documento apresentado anualmente aos associados e de cariz obrigatório. Tem como principal objetivo a demonstração das tarefas realizadas durante o ano, a nível operacional e financeiro, delineada e aprovada no Programa de Acão e Orçamento para o ano em análise. O conteúdo deste documento é subdividido em duas partes: Operacional - relatando as atividades desenvolvidas na ADIC durante o ano, dando destaque aos principais aspetos exigidos designadamente: missão, objetivos, valências, pessoal, parcerias, subsídios, donativos, projetos, entre outros; e Financeira e contabilística - constituída pelas demonstrações financeiras exigidas por lei, acompanhada de várias notas explicativas de modo a facilitar e simplificar ao máximo a sua interpretação. Em anexo (ficheiros PDF) divulga-se a convocatória, bem assim como o Relatório e contas do exercicio de 2015, documentos estes que irão estar em análise e discussão pelos associados. Se pretende ler online o documento integral, faça aqui um clique.
29-03-2016
Ler maisADIC | 19 anos ao serviço da Ação Social no concelho da Lousã
Foi no dia 4 de Março de 1997 que foi devidamente lavrada a fls. 90 e 91 do livro de notas para escrituras diversas com o nº 64-D do Cartório Notarial de Lousã a competente Escritura de constituição da ADIC, tendo como objetivo o apoio do idoso e da criança.
04-03-2016
Ler maisEsclarecimento sobre os encargos com educação e serviços da terceira idade
A ADIC não estando obrigada à emissão de faturas, pois pratica operações exclusivamente isentas de IVA, durante o ano de 2015 emitiu, apenas, recibos a titulo de cobrança de encargos aos utentes.
05-02-2016
Ler maisAnimadora sociocultural
A nossa Instituição, num novo esforço de melhoria para com os seus Utentes Seniores vai passar a ter uma animadora sociocultural a tempo inteiro.
31-01-2016
Ler maisJardim de Infância com controlo de acesso biométrico
O Jardim de Infância da ADIC é pioneiro em todo o concelho da Lousã e dos primeiros em todo o distrito de Coimbra.
22-01-2016
Ler maisNovo Centro Social em breve irá ter o reboco de isolamento térmico no exterior
ADIC com sustentabilidade e confiança A atingir as duas décadas de existência, a ADIC, na opinião dos seus gestores, mantém-se como organização ao serviço da comunidade a ter o serviço social como referência maior, reforçando o projeto dos fundadores em sintonia com a atualidade. Neste âmbito e a 28 de novembro, reuniram-se em assembleia geral 25 sócios em que a unanimidade foi constante nas decisões para o ano de 2016, tendo sido felicitada a Direção pela transparência dos documentos e trabalho demonstrado. Rogério Martins, presidente da Direção e perante um vasto programa de ação que apresentou, realça-se a valorização dada à formação profissional para melhorar os serviços prestados nas diversas valências da Instituição, que em média possui cerca de 150 utentes/clientes da área geográfica do Concelho da Lousã. Outra vertente de apoio passa pela Cantina Social como medida que responde de forma ágil e positiva a um grupo cada vez maior de pessoas com carências alimentares, bem como o programa de ajuda alimentar a carenciados que continuará a permitir a distribuição de imensos produtos a dezenas de famílias. Por seu lado, Paulo Costa tesoureiro da Instituição refere que o orçamento é orientado para as preocupações de sustentabilidade da ADIC, revelando-se no presente com solidez financeira permitindo investimentos de pouca envergadura, por isso não esquecem as oportunidades para crescer e desenvolver novos projetos e iniciativas, apontando para 2016 o resultado líquido previsional de 19.355,00 euros. O novo Centro Social com a primeira fase da obra concluída, há bastante tempo, tem em curso diligências para a aplicação do reboco de isolamento térmico no exterior, “sistema etics”, incluindo a intervenção no telhado da retaguarda, com vista ao futuro espaço do Lar. Previstos cerca de 23 mil euros para esta intervenção e para além de Sandra Amado propor uma campanha de sensibilização na comunidade para angariar donativos para esse fim, a Direção continua a encetar contactos institucionais para eventuais candidaturas, referindo e com base na informação técnica que o valor para a conclusão da obra ainda ultrapassa os 800 mil euros. O acabamento da obra de forma faseada, atendendo ao avultado investimento, foi outra das opiniões registadas da assembleia para que a ADIC comece aos poucos a ocupar as novas instalações, tão imperiosas à enorme evolução dos serviços. Face à determinação, foi proposto à Direção a obtenção de informações sobre um eventual financiamento, tendo em vista a procura de parcerias particulares para esse compromisso mensal, para que a ADIC não seja descapitalizada.
15-01-2016
Ler maisEste site além de cookies necessários para o seu correto funcionamento, utiliza cookies para apresentar funcionalidades, otimizar conteúdos, personalizar anúncios e integrar funcionalidades de redes sociais e análise de tráfego. Essa informação recolhida é partilhada com parceiros das áreas e pode ser utilizada no uso dos respetivos serviços. Saber mais