Saltar para os conteúdos

VISITA DE UMA MÃE AO JARDIM DE INFÂNCIA

Tivemos a visita e a ajuda da mãe do Tomás Correia para fazer umas bolachinhas para tornar o Dia da Mãe mais doce ... 

02-05-2025

Tivemos a visita e a ajuda da mãe do Tomás Correia para fazer umas bolachinhas para tornar o Dia da Mãe mais doce, no nosso Jardim de Infância! 
Mãos na massa e depois decorámos a nosso gosto. Obrigado Marta Alcoforado!!!

As origens do Dia da Mãe remontam às antigas civilizações da Grécia e de Roma, onde se realizavam festivais em honra das deusas mães. Na Grécia Antiga, celebrava-se Rhea, a mãe dos deuses do Olimpo, como Zeus, Poseidon e Hades. Estas festividades, geralmente ocorridas na primavera, eram marcadas por rituais e oferendas que simbolizavam a fertilidade e a maternidade. 

De forma semelhante, em Roma, homenageava-se Cibele, conhecida como Magna Mater ou Grande Mãe, através de cerimónias que exaltavam a natureza e a fecundidade.

O Dia da Mãe em Portugal tem as suas raízes na década de 1950, quando a Mocidade Portuguesa Feminina instituiu a celebração a 8 de dezembro, coincidindo com o Dia da Imaculada Conceição, padroeira do país. 

Atendendo ao pedido da Igreja, o Dia da Mãe foi inicialmente transferido para o último domingo de maio, mês dedicado a Maria na tradição católica. Contudo, para evitar coincidências com outras solenidades litúrgicas, como o Pentecostes ou a Ascensão, a data foi novamente ajustada, fixando-se no primeiro domingo de maio, onde permanece até hoje. 

Leia também:

ADIC NÃO ESQUECE O DIA 25 DE ABRIL

Pessoas que viram a liberdade nascer! Vozes que ainda carregam abril no peito!

25-04-2025

Ler mais

JARDIM DE INFÂNCIA | DISPONIBILIZAMOS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Apostamos na formação global do aluno, na sua dimensão cognitiva, social, artística, física e emocional.

23-04-2025

Ler mais

UMA FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!

Que este seja um momento de união e celebração em família.

19-04-2025

Ler mais